Sec. Educação - Viçosa do Ceará
O primeiro passo foi descobrir onde encontrar a planta ou semente da mesma. Solicitamos de nossa amiga Luzivany que já tem experiência com a planta, sementes e mudas. Ao mesmo tempo, ficamos na busca aqui no município de Viçosa. Levamos ao conhecimento do Sr Evaldo Soares, que nos encaminha para falarmos com o Sr. Jorge Maurício, que também de prontidão se comprometeu em nos apoiar nessa empreitada. Em uma dessas reuniões nas regiões, mais precisamente em Oiticicas, ao falarmos do projeto com a planta o coordenador Dened da Escola Oiticicas, nos fala que em uma escola anexo a sua havia um pé de moringa.
Procuramos o Sr Jorge Maurício para que nos acompanhasse para que pudéssemos fazer o reconhecimento da planta e se possível já providenciarmos mudas.

Então, no dia 22 de março, eu, Dalva Barros da equipe de coordenação da Secretaria de Educação do Município de Viçosa do Ceará e o Sr. Cícero da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola fomos a região de Oiticicas, que ao sermos recebidos pelo coordenador Dened, dirigimo-nos até a outra escola onde se encontrava a tão sonhada planta.Tratamos logo de tirar alguns galhos para que pudéssemos transformar em mudas.
Srª Luzia
Dened nos levou ainda na residência de uma senhora que também tinha moringa em frente a sua residência.
 Ao conversarmos com D. Luzia que se mostrava chateada com o esposo por que costumava “cortar” as plantas, na última poda ela sem ter idéia da importância nutricional da planta, guardou as sementes e nos doou parte delas.
Flores de Moringa
Moringa na Região Oiticicas
Ao voltamos para a escola encontramos por 
trás do cemitério da comunidade uma planta
com flores e vagens.



Moringa com vagem
0 Responses

Postar um comentário